Yoga, uma prática que há milênios ajuda a equilibrar o corpo e a mente

Professor do Nosso Clube explica os benefícios proporcionados pelas aulas

 
Prática milenar, o yoga é uma das modalidades oferecidas pelo Nosso Clube. Atualmente, o responsável pelas aulas é o professor Márcio Assumpção, fundador do Instituto de Yogaterapia, que completará 25 anos de atividades em 2021, contando com unidades em Limeira e Campinas. Devido à pandemia de coronavírus, neste momento há apenas um horário disponível no clube, às quartas-feiras, às 8h. Quando possível, essa grade será ampliada.
 
Praticante de yoga desde que tinha 16 anos, quando começou a entender seus benefícios durante as férias numa colônia que oferecia aulas, Márcio há mais de 30 anos tem se dedicado a essa atividade. Formou-se docente e concluiu vários outros cursos, incluindo o do professor José Hermógenes de Andrade Filho, pioneiro e referência em Yogaterapia no Brasil.
 
Márcio é filho da professora Dail, que ministrou aulas de yoga no Nosso Clube até o início deste ano, apresentando aos associados os múltiplos benefícios proporcionados por sua prática. “O yoga engloba várias frentes de atuação, possibilitando uma experiência que nenhuma outra atividade oferece”, afirma o atual professor. “É diferente de tudo por conduzir um encontro com você mesmo, por isso continua sendo praticado há 5 mil anos”.
 
O yoga trabalha o corpo e a mente, incluindo respiração e energia, e propondo um estilo de vida com uma alimentação melhor, além de uma visão de mundo que prioriza procurar o melhor sobre si mesmo e sobre os outros. Também prega como dever a ética consigo e com a sociedade. Ensina ainda a se aperfeiçoar na meditação, buscando um encontro com o que há de mais profundo dentro de si e sua ligação com o universo.
 
Segundo Márcio, o yoga ajuda muito a respirar corretamente, a melhorar a postura da mente, que acarreta a melhoria da postura física, e a desenvolver alongamento, fortalecimento e relaxamento. “Também trabalhamos muito a concentração, buscando focar nas coisas essenciais e deixando de lado aquilo que não nos interessa”, detalha.
 
O professor diz que todas as pessoas podem praticar yoga, já que as aulas respeitam os limites e a individualidade de cada um. “É importante se dar a oportunidade de conhecer uma prática que traz muita paz e consciência corporal e ajuda o aluno a perceber melhor a relação dele consigo mesmo e com o meio onde vive”, sugere. As inscrições para as aulas de yoga no Nosso Clube devem ser feitas na secretaria.

Veja as Fotos

Voltar