Atleta representou a equipe Limeira Máster/Nosso Clube/Alman em João Pessoa
Uma medalha de ouro, três de prata, uma de bronze e um 4º lugar. Esse foi o espetacular saldo da participação do nossoclubino Giulianno Archilli no 67º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, realizado de 7 a 10 de abril, em João Pessoa (PB). Como se sabe, um resultado desse porte não chega por acaso. Foi com muita dedicação que o atleta, único representante da equipe Limeira Máster/Nosso Clube/Alman na competição, atingiu esse feito.
Aos 30 anos, Giulianno, que é especialista de Projetos na CPFL Energia e começou na natação aos 4 anos, traçou um minucioso planejamento para sua participação no Brasileiro. “Sempre acompanhei o calendário nacional máster e coloquei como meta para 2022 participar de ao menos uma dessas competições”, conta o nadador, que conciliou suas férias do trabalho com as datas do Brasileiro na Paraíba para poder competir.
Era a realização de um sonho que o acompanhava desde 2015, quando, aos 24 anos, começou a nadar pela equipe Limeira Máster/Nosso Clube/Alman. Após interromper os treinos quando tinha 14 anos para se dedicar ao ensino médio e à faculdade, Giulianno só havia competido pela Unicamp, onde se graduou. Nas piscinas nossoclubinas, diz que se reencontrou de vez com a natação. “Nadar pela Limeira Máster sempre foi algo prazeroso, por estar praticando o esporte de que gosto, mas também pela amizade com todos na equipe, e o clima de família da natação”, afirma.
Desde seu retorno às piscinas, tem participado das competições da União dos Nadadores Másters do Interior (Unami), além dos Campeonatos Paulista Máster da Federação Aquática Paulista (FAP). Nesse período, esteve no Top 5 dos atletas da sua categoria no circuito Unami em 2015, 2017, 2018 e 2019. Traz como boas recordações também o Campeonato Paulista de 2018, quando nadou pela primeira vez na piscina olímpica do clube Pinheiros, conquistando o bronze nos 100m costas, e o estadual de 2021, no retorno às competições após a pandemia, do qual voltou com uma prata nos 50m costas e um bronze nos 50m peito.
Treinando na piscina de 5 a 6 vezes na semana, Giulianno também realiza um trabalho de fortalecimento e mobilidade, além de manter a alimentação balanceada e reservar um tempo para o descanso. Com sua boa preparação física e técnica, sentiu-se seguro para definir as seis provas individuais que disputaria no Brasileiro. Um mês antes do campeonato, inicou os treinos específicos para elas.
Já em João Pessoa, apesar das oportunidades turísticas que a capital paraibana oferece, manteve o foco na competição. O esforço valeu a pena. Iniciou com uma prata nos 200m costas, que lhe deu ainda mais confiança, e seguiu com um bom 4º lugar nos 50m peito. No dia seguinte, os 100m peito e os 100m costas trouxeram, respectivamente, um bronze e uma prata. No encerramento, nadaria os 50m costas, sua especialidade, e os 200m peito.
“Nos 50m costas, fiz uma boa prova, mas meu tempo não saiu no placar, e como não tinha ninguém comigo acompanhando, tive que aguardar o resultado oficial”, conta. “Eis que veio a medalha de ouro e uma grande alegria, com misto de gratidão por toda a preparação e por aqueles que torceram por mim”. E ele ainda concluiria sua participação com uma prata nos 200m peito. “Esse é o espírito da natação máster: desafiar-se e estar entre amigos”, destaca Giulianno, ainda comemorando seu sucesso.
Neste ano, ele pretende fazer todo o circuito Unami, os Paulistas e o Brasileiro no segundo semestre. E, para quem se interessa pela natação, o campeão brasileiro faz um convite: “Seja com 10, 30, 50 ou 70 anos, nunca é tarde para começar. É um esporte muito completo que, além de proporcionar preparo físico, também desenvolve o foco e a determinação. Não importa qual o seu nível de aprendizado, o importante é nadar, pois há espaço para todos”.
A Limeira Máster/Nosso Clube/Alman tem patrocínio de PML/Secretaria de Esportes/Proj. 24/2022.