Treinadora de basquete do Nosso Clube ministra aulas em curso promovido pela NBA School

Yura Santos foi uma das palestrantes da última edição da Train the Trainer

 
A treinadora das categorias de base do basquete do Nosso Clube, Yura Sato dos Santos, ministrou dois cursos para professores e treinadores de unidades licenciadas pela NBA School. Em janeiro, na última edição da Train the Trainer, formação que a associação de basquete profissional norte-americano realiza com seus filiados, ela e a professora da Unicamp Larissa Galatti foram convidadas para falar aos participantes brasileiros da iniciativa.
 
“A NBA School tem uma capacitação continuada dos treinadores que são vinculados a algum programa filiado e convidam profissionais para contribuir com essa formação”, explica Yura, que é graduada em Ciências do Esporte na Unicamp, mestre em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo e doutoranda em Educação Física pela mesma universidade. O convite para participar veio de Cláudio Mortari Junior, coordenador da NBA School.
 
A professora nossoclubina e Larissa, que é sua orientadora de doutorado, abordaram dois temas. Um deles foi “Conceitos de Equipe e Jogo”. “A Larissa discorreu sobre conceitos técnico-táticos do basquete, alinhados à metodologia de ensino da NBA School, e discutiu como inovar no ensino utilizando jogos, de forma a desenvolver jogadores inteligentes desde os níveis novatos e iniciantes”, explica Yura. “A partir disso, mostrei como temos realizado nossos treinamentos com as equipes de base do Nosso Clube, sustentados nesses conceitos”.
 
O segundo tema foi “Comunicação Eficaz entre Treinadores(as) e Atletas”. “Discutimos a comunicação em treino e jogo, a importância de conhecer as características dos atletas da nova geração e a criação de um ambiente de acolhimento e escuta para um processo mais horizontal de diálogo, especialmente durante esse período de pandemia que estamos vivendo”, conta a professora do Nosso Clube, que faz parte, desde 2017, do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte da Unicamp.
 
Em 2019, Yura foi a única representante do Brasil no Curso sobre Esporte de Performance promovido pelo governo do Japão. Foram duas semanas de evento, realizado no Instituto Nacional de Esporte de Kanoya e na Universidade de Ciências do Esporte de Tóquio. O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão selecionou 15 jovens treinadores ou pesquisadores de vários países para participar do curso, que fez parte do programa Sport for Tomorrow. 
 
Essa iniciativa tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento do esporte ao redor do mundo e disseminar informações sobre o Olimpismo, como parte do legado da Olimpíada que ocorreria em Tóquio, em 2020, e que, devido à pandemia de coronavírus, foi adiada para este ano.
Voltar