Sempre é tempo de aprender, diz professora do Nosso Clube sobre aulas de basquete

Clube oferece turma para jovens de 14 a 17 anos que têm interesse em praticar a modalidade de forma recreativa
 
Engana-se quem pensa que, para aprender a jogar basquete, é preciso começar já na infância. “Sempre é tempo de aprender”, garante a professora da modalidade no Nosso Clube, Yura Sato dos Santos, que é graduada em Ciências do Esporte na Unicamp, mestre em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo e doutoranda em Educação Física pela mesma universidade. O clube oferece, inclusive, uma turma voltada especialmente para jovens de 14 a 17 anos que gostam de basquete, mas que não têm interesse competitivo ou que nunca jogaram e desejam aprender.
 
“Não há uma idade certa para aprender a jogar basquete”, reforça Yura. “Na infância, adolescência, idade adulta ou mesmo na velhice é possível”. A professora conta que já deu aula da modalidade para pessoas de todas as idades, incluindo idosos que nunca haviam jogado. “Claro que em cada fase da vida há algumas especificidades fisiológicas, mas o que mais importa é se divertir e querer aprender”.
 
No Nosso Clube, a escolinha de basquete recebe meninos e meninas a partir dos 6 anos. O clube mantém equipes masculinas competitivas a partir da categoria sub-12. Na turma chamada de contexto de participação, para os jovens que têm interesse em jogar de forma recreativa, embora ter praticado algum esporte antes facilite no desenvolvimento de habilidades do basquete, esse não é um pré-requisito. Se, eventualmente, um desses adolescentes se destacar, ele pode, se quiser, passar a integrar a equipe da sua faixa etária.
 
Para frequentar as aulas, é preciso se inscrever na secretaria, sem pagamento de qualquer taxa. Depois disso, é só usufruir dos benefícios que o basquete pode trazer à saúde, como melhoria geral da aptidão e do condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória, entre outros. “Quando bem organizada e sistematizada, a prática do basquete pode trazer ganhos psicossociais e socioeducativos, como desenvolvimento da confiança, equilíbrio emocional, construção de relacionamentos positivos e valores para a vida”, destaca Yura.
 
As atividades de basquete no Nosso Clube serão retomadas assim que forem permitidas pelas autoridades em vista do plano de combate ao coronavírus.
 
HORÁRIOS DO BASQUETE NO NOSSO CLUBE
 
- Escolinha 6 a 11 anos: segunda e quinta, das 18h30 às 19h30
- Escola de 14 a 17 anos: segunda, quarta e sexta, das 17h às 18h30
- Sub-12: terça, quarta e sexta, das 18h30 às 20h
- Sub-13: segunda, quarta e sexta, das 18h30 às 20h
- Sub-14: segunda, quarta, quinta e sexta, das 17h às 18h30
- Sub-15: segunda, quarta, quinta e sexta, das 15h às 17h
Voltar