Paulistana Luana Plaza vem treinando para torneios de quadras rápidas
Uma das principais promessas do tênis brasileiro, a paulistana Luana Plaza, de 15 anos, escolheu o Nosso Clube para a sua preparação final para os novos compromissos do circuito mundial. Sua mãe, Luciana, conta que buscaram Limeira porque tinham informações de que era uma cidade tranquila e segura, e um contato com o professor Fábio Macedo foi determinante para optarem pela excelente estrutura nossoclubina disponível para a modalidade.
Apesar da pouca idade, Luana já conta com vários anos de experiência no tênis. Aos 5 anos, iniciou no esporte na escola, onde surpreendeu seus professores pela facilidade de aprendizagem. Em pouco tempo, conseguia superar crianças mais velhas, o que motivou seus pais a levá-la para uma clínica de verão no Centro de Treinamento Sanchez Casal Academy, na Espanha, de propriedade de Emilio Sanchez Vicario, ex-tenista profissional e ex-número 1 em duplas.
Em terras espanholas, Luana também impressionou e foi convidada para treinar permanentemente no centro. Bastaram seis meses treinando na Europa para ela entrar no circuito de competições nas categorias 10 e 12 anos, nas quais ganhou consecutivamente 13 torneios. Conforme ia avançando de categoria, conseguiu se manter entre as melhores do continente e foi colecionando títulos importantes.
Entre os principais, estão o Mondial Le Petit Prince, na França, e o Tennis Europe, em Portugal. Na Espanha, foi campeã pela Universidade Europea de Madrid nas categorias 14, 16 e 18 anos. No Brasil, tornou-se a única a ganhar, em um mesmo ano, os títulos da categoria 12 anos dos dois principais torneios de base locais, o Banana Bowl e o Brasil Juniors Cup. E, com apenas 14 anos, obteve seus primeiros pontos em um torneio profissional, disputado em Olímpia.
Conhecida pelo seu jogo extremamente agressivo, Luana agora ocupa a posição 17 do ranking feminino profissional brasileiro. Após a parada nas competições devido à pandemia, ela agora retoma o circuito internacional. No Nosso Clube, encontrou as condições ideais para se preparar para os torneios de quadra rápida. Tem gostado tanto, que já pensa em estabelecer residência na cidade. Para isso, busca por parcerias.
Enquanto pavimenta uma carreira de sucesso no tênis, Luana, que até 2019 estudava presencialmente na Espanha, optou pelo ensino a distância no Colégio Anglo-Americano. “Apesar do dia a dia corrido devido às viagens e competições por todas as partes da Europa, sempre fui boa aluna e conseguia conciliar muito bem esporte e estudo”, conta. “Mas optei pelo ensino a distância para poder aumentar as horas de treino, visando subir no ranking profissional”.
Luana lamenta que o tênis tenha pouco incentivo no Brasil. “Tenho a sorte de ter pais que me ajudam no esporte, mas não é fácil”, diz. “Seria muito importante que o tênis de base tivesse mais apoio para que os jovens atletas pudessem continuar se dedicando”. Dificuldades à parte, a tenista promete que não desistirá de buscar seus sonhos: chegar ao topo do ranking, conquistar torneios de Grand Slam e representar o Brasil nas principais competições internacionais.