Presidente do Nosso Clube fala sobre os planos para 2021

No dia 1º de janeiro de 2021, o engenheiro Ricardo Antônio de Lima assumiu a presidência do Nosso Clube com a missão de dar continuidade ao bom trabalho que vinha sendo realizado nos últimos anos, apesar dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus. Sócio do clube há 35 anos e com a experiência de ter sido diretor de Esportes e do Departamento de Tênis, ele se prontificou a colocar sua capacidade administrativa em prol dos nossoclubinos. Nesta entrevista, Lima traz detalhes de como pretende conduzir a gestão do Nosso Clube neste ano. 
 
Como você está encarando a responsabilidade de dirigir o Nosso Clube neste ano?
É um dos maiores desafios da minha vida. Em 2021, tenho a responsabilidade de comandar uma das instituições mais tradicionais de Limeira, com milhares de associados e centenas de funcionários e terceirizados. Mas tenho a tranquilidade de contar com a ajuda de uma equipe muito competente. São precisos muitos braços para dar conta de administrar um gigante como o Nosso Clube, e ao meu lado tem uma diretoria competente. Acredito sinceramente que podemos fazer um grande trabalho.
 
Ser presidente do Nosso Clube era um sonho seu ou acabou sendo algo inesperado?
De certa forma, foi inesperado. Há muitos anos faço parte da diretoria do clube, sempre me empenhando ao máximo, porém, ser presidente é outra história. Receber o convite para assumir a presidência, a meu ver, foi um reconhecimento desse trabalho. Tenho o comprometimento de atender as expectativas do Conselho Deliberativo que me elegeu, representando toda a família nossoclubina. Estou encarando essa oportunidade com muita honra. Podem ter certeza de que não pouparei esforços e dedicação ao Nosso Clube.
 
Você manteve na sua diretoria vários nomes que já vinham atuando nos últimos dois anos. Essa continuidade mostra que o trabalho vinha sendo bem feito e merece prosseguir?
Em time que está ganhando, as alterações têm que ser pontuais. Alguns diretores, por este ou aquele motivo, não puderam continuar. Mas a grande maioria seguirá comigo neste ano. Fico muito feliz de poder dar continuidade ao excelente trabalho que o Sérgio Boni conduziu nos últimos dois anos, e ele é um dos que continuarão conosco. 
 
Você assumiu a presidência do clube num momento complicado, em que a pandemia de coronavírus persiste. Como vê esse desafio?
A pandemia torna a vida de todos nós, em qualquer nível, ainda mais desafiadora. Os clubes sociais têm enfrentando muitas dificuldades, assim como quase todos os outros setores. Mas o ano de 2020 nos mostrou que obstáculos servem para ser superados e nos deixar lições para nosso aperfeiçoamento. Hoje temos um clube mais enxuto administrativamente, com uma gestão mais eficiente. Mesmo assim, não podemos relaxar. Muito pelo contrário. Temos que continuar, aconteça o que acontecer, oferecendo um clube cada vez mais atrativo para os nossoclubinos, além de buscar sempre novos associados.
 
Diante desse momento de exceção que estamos vivendo, dá para traçar planos de eventos sociais e esportivos para os próximos meses?
Já estamos ativando a equipe de eventos que fez um trabalho muito bom em 2019 e no começo de 2020. Vários integrantes permanecem e já estamos realizando o planejamento para 2021. Claro que tudo depende dos rumos que a pandemia vai tomar, mas temos que estar preparados para acionar nossa agenda de eventos sociais e esportivos assim que possível. Estamos focando em dar continuidade às atrações que comprovadamente agradam aos nossoclubinos e desenvolver novidades para todos os gostos e faixas etárias.
 
Que tipo de eventos e atividades você gostaria de trazer para os nossoclubinos?
Temos um entendimento na diretoria de que eventos esportivos devem estar entre nossas prioridades. Vamos traçar uma programação que movimente as mais diversas modalidades que oferecemos, enriquecendo os eventos com muita música, gastronomia e atrações culturais. Também temos muitas ideias para colocar em prática na área social e vamos divulgando conforme for possível tirar os projetos do papel.
 
Do ponto de vista estrutural, muitas melhorias foram realizadas nos últimos dois anos. Mas há algum ponto que você considera que pode ser aperfeiçoado?
De fato, os últimos dois anos foram pródigos no que tange a melhorias em nossa estrutura. A modernização do tratamento de água, o cumprimento de todas as normas de segurança exigidas pela legislação, o aperfeiçoamento do sistema de limpeza do clube, a modernização da irrigação do campo de grama natural e a revitalização das quadras de tênis são alguns exemplos. Claro que, numa estrutura do tamanho da nossa, sempre há o que se melhorar e modernizar. Seguiremos atentos a isso, sem deixar de lado o objetivo de oferecer novos espaços aos nossoclubinos.
 
Uma novidade para este ano é a escolinha de futebol que funcionará numa parceria entre Nosso Clube e Inter de Milão. Qual a sua expectativa em relação a ela?
Minha expectativa é a melhor possível. Aliar nosso nome a um gigante do futebol mundial vai nos trazer muitos benefícios. O método da escolinha de futebol que vamos oferecer já teve sua eficiência comprovada em diversos países. Os associados poderão frequentar as aulas pagando uma mensalidade muito abaixo daquela praticada no mercado. Será, com certeza, motivo de muita satisfação para nossas crianças e jovens e seus pais.
 
O Departamento de Tênis, que você dirigiu até o ano passado, também implantou várias novidades. Isso deve fazer a modalidade crescer ainda mais?
Com certeza! A renovação da equipe de professores e dos métodos utilizados nas aulas trouxe um novo fôlego ao Departamento de Tênis. Temos vários planos para movimentar a modalidade também para além das aulas, promovendo competições internas para as mais diferentes categorias e recebendo e participando de disputas com outros clubes.
 
Aos nossoclubinos que, apesar das dificuldades que temos enfrentado com a pandemia, vêm se esforçando para se manter em dia com o clube, o que você gostaria de dizer?
Gratidão é a palavra aos nossclubinos que compreenderam o momento que estamos passando e mantiveram suas situações em dia. Sem eles, não teríamos como manter nossa estrutura, nem honrar nossos compromissos com nossos colaboradores e fornecedores de insumos e serviços. Claro que entendemos as razões daqueles que enfrentam dificuldades para manter as mensalidades em dia, mas é importante que saibam que nosso Departamento Financeiro está de portas abertas para recebê-los, com a determinação de resolver todas as pendências. Queremos que todos permaneçam no nosso quadro de associados tendo em mente uma certeza: o Nosso Clube será cada vez melhor e mais completo.
Voltar