Nosso Clube quer aproximar benefícios do snooker de mais sócios, em especial dos jovens

Assim que for possível, será colocado em prática projeto que pretende ensinar regras e fundamentos aos nossoclubinos

 
Os segredos do snooker, jogo que encanta e desafia milhões de praticantes no mundo todo há séculos, estarão mais próximos dos associados do Nosso Clube em breve. O departamento que coordena a modalidade vai colocar em prática, assim que as regras de contenção ao coronavírus permitirem, uma iniciativa para difundir a modalidade, colocando-a ao alcance de mais nossoclubinos. Um craque desse esporte vai passar seus conhecimentos aos interessados, com foco principal nos jovens, mas sem restrições de idade.
 
“Vamos implantar um projeto inovador, que tem como objetivo incentivar a participação dos associados no snooker, buscando atingir principalmente a faixa etária entre 12 e 18 anos”, antecipa Milton Souza, que divide a diretoria da modalidade com Ricardo Gullo. Toda a instrução, compreendendo regras e fundamentos, ficará a cargo do associado Edson Pereira dos Santos, praticante veterano e grande estudioso do snooker. As aulas serão gratuitas.
 
“Temos como foco principalmente os jovens, portanto pessoas em fase de formação do caráter, e assim seguiremos os valores preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), notadamente no que diz respeito ao desenvolvimento físico, mental, moral e social”, afirma Souza. A Diretoria de Snooker não poderia ter encontrado um professor melhor para seguir esses preceitos. Edson Pereira dos Santos se interessou pela “sinuquinha” quando tinha 13 anos, ao ver os adultos jogando num bar de seu tio em Barretos, onde ele morava.
 
“É preciso ressaltar que a sinuca de bar é diferente, usa mesas menores e tem outras regras em relação àquela oficial, que exige muito mais técnica”, explica Edson, que desde cedo mostrava jeito para o jogo. Quando se casou, mudou-se para Limeira e conheceu o “mesão” num clube da cidade. Sua habilidade chamou a atenção dos outros jogadores e ele foi convidado a integrar uma equipe que disputava torneios regionais.
 
“Sou perfeccionista e comecei a observar o posicionamento dos melhores jogadores, a postura de braços e pernas, e passei a pesquisar o esporte”, conta. Navegou na internet, encontrou vídeos no YouTube, comprou DVDs com dicas de jogadores experientes e foi se aperfeiçoando. Em apenas sete anos de “sinucão”, Edson conseguiu destaque pela sua técnica e pelo seu empenho nos treinos. Chamou atenção inclusive do Nosso Clube, que o convidou para defender sua equipe há cerca de quatro anos.
 
“Estou sempre tentando melhorar, me aperfeiçoar”, destaca. “Os praticantes normalmente querem apenas jogar, mas friso muito a importância do treino, porque só jogando não evolui”. É essa a ideia que será implantada no Nosso Clube, que quer ampliar sua base de jogadores para representá-lo nas competições, mas focando principalmente nos benefícios que o snooker pode trazer. “Muitas pessoas não veem o snooker como esporte, mas há estudos que mostram que exige muita movimentação dos jogadores”, argumenta Edson.
 
Além disso, propicia a melhora do senso de foco, desenvolve a elaboração de estratégias, aprimora a coordenação motora fina dos jogadores e ainda combate o estresse. Essa percepção tem afastado o snooker do estereótipo de jogo de “malandro”, disputado em ambientes pouco sadios.
 
“Queremos incentivar cada vez mais nossoclubinos, inclusive as mulheres, a se tornarem praticantes do snooker”, afirma Edson. E a estrutura para isso, atesta o experiente jogador, não poderia ser melhor. O Nosso Clube dispõe de uma sala climatizada, com cinco mesas profissionais e tacos e bolas de excelente qualidade. Com isso, muitos consideram o clube o melhor local para se jogar snooker em toda a região. 
 
Formando novos jogadores e oferecendo a eles as melhores condições para que se aperfeiçoem, os diretores esperam que, em médio prazo, a equipe nossoclubina possa disputar as primeiras colocações em todas as competições que disputar. E, mais importante, que mais jovens descubram uma atividade saudável e prazerosa.
Voltar