Musculação traz muito mais benefícios que um corpo bem esculpido

Gasto calórico continua até por 48 horas após cada treino, diz professor

Boa parte das pessoas que decide começar a fazer musculação tem em mente a vontade de ficar com o corpo “sarado”. E, de fato, esses exercícios são fundamentais para moldar os músculos. Porém, essa modalidade traz muitos outros benefícios além da satisfação estética. “Além do fortalecimento muscular, a musculação ajuda no aumento do metabolismo e, com isso, proporciona redução da massa gorda, traz melhora na postura e proteção óssea e é um estimulante hormonal, entre outros benefícios”, explica o professor Diego Torres de São Miguel, da Guinho Wellness, concessionária da academia do Nosso Clube.
 
Formado em Educação Física e pós-graduado em Nutrição Esportiva e em Musculação e Condicionamento Físico, Diego afirma que a musculação também ajuda a emagrecer. “Depois de uma sessão de musculação, o corpo continua trabalhando para sua recuperação, para voltar ao estado normal ou de equilíbrio, e isso gera gasto calórico até 48 horas após o treino”, detalha. Esse efeito, ensina o professor, é conhecido como EPOC, sigla em inglês para “consumo excessivo de oxigênio após o exercício”.
 
Aliar a musculação a uma atividade aeróbica, diz o professor, é uma boa medida. “Não apenas para emagrecimento, mas para o bom funcionamento da parte cardiorrespiratória”, ressalta. Além disso, a musculação também é importante para dar uma base de sustentação mais sólida aos membros que serão exigidos dos praticantes de outros esportes. Quanto à idade mínima para começar a praticar, Diego enfatiza que alguns especialistas recomendam entre 13 e 14 anos.
 
“A alegação desses profissionais é de que o processo de crescimento já vai estar mais estabelecido nessa idade”, comenta. Outro fator apontado é a ergonomia dos equipamentos, projetados para adultos, que têm segmentos maiores. Porém, de acordo com o professor, com o estímulo certo e com o profissional qualificado, pode haver exceções. “Até porque há outras capacidades físicas que podem ser trabalhadas na sala de musculação além da força”, justifica.
 
EXCELENTE ESTRUTURA
 
E não existe uma idade máxima para praticar musculação. “Respeitando a individualidade biológica e adaptando a intensidade de treino para cada aluno, a musculação não tem limite de idade”, frisa. No Nosso Clube, é preciso ter 13 anos completos para começar a frequentar a academia. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável para realizar a inscrição, que deve ser feita na própria academia. Para todos os praticantes, é preciso atestado médico de que têm plenas condições de suportar as atividades.
 
Com um total de 600 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e totalmente climatizados, a Academia de Ginástica e Musculação Professor Élio Sylvino Fachini, do Nosso Clube, está entre as mais bem equipadas e modernas de Limeira. A área destinada à musculação é dividida em dois pavimentos. 
 
Nela, há todos os equipamentos necessários para treinamento, com máquinas e pesos livres, além de uma estação para exercícios funcionais. A academia ainda dispõe de esteiras elétricas, bicicletas ergométricas e outros equipamentos para atividades cardiovasculares.
 
As atividades da academia do Nosso Clube serão retomadas assim que a pandemia de coronavírus for contornada.
Voltar