São oferecidas várias opções de dias e horários de aulas das duas modalidades
Ginástica rítmica e ginástica artística são duas modalidades esportivas semelhantes em alguns aspectos e bastante distintas ao mesmo tempo. Ambas são oferecidas pelo Nosso Clube e trazem muitos benefícios aos seus praticantes. Mas é importante conhecer mais detalhadamente sobre cada uma delas para que seja possível fazer uma escolha consciente de acordo com os objetivos do aluno.
As professoras nossoclubinas Sandra Aparecida Chinellato Jorge, de ginástica artística, e Bruna Antônio, de ginástica rítmica, trazem luz a algumas dúvidas mais frequentes sobre essas duas modalidades. E vale lembrar que ambas fazem parte do programa olímpico, porém a GA tem disputas tanto para homens quanto para mulheres, enquanto a competição de GR é apenas feminina.
Do ponto de vista físico, uma das principais diferenças entre as duas ginásticas é que a GR demanda mais flexibilidade do que força, enquanto na GA ocorre o contrário. Isso se deve aos tipos de exercícios que cada uma exige. Se a primeira é mais voltada para a dança, a expressão corporal e o ballet, a outra prioriza movimentos acrobáticos, com e sem contato com o solo.
Outra diferença é que a GR utiliza aparelhos manejáveis: corda, bola, arco, maças e fita. Já a GA tem como desafios acrobacias sobre aparelhos: a barra assimétrica, o salto, a trave de equilíbrio e o solo. Especialmente nestes dois últimos, há um envolvimento maior da parte artística.
Nas vestimentas dos atletas, também ficam caracterizadas diferenças entre os dois tipos de ginástica. As praticantes de GR utilizam collants com sainha enfeitados com lantejoulas e muito brilho. Na GA, as mulheres vestem collants de mangas longas ou sem mangas. Atualmente, estão usando também macacão inteiro. Para os homens, o vestuário é composto de short ou calça (essa peça varia dependendo do aparelho) e collant.
Bruna e Sandra lembram que, diferenças à parte, as duas modalidades trabalham todas as habilidades físicas básicas, trazendo muitos ganhos aos seus praticantes. Ressaltam ainda que, nas apresentações, os atletas devem demonstrar muita leveza, “fazendo o difícil parecer fácil”.
Para marcar uma aula experimental de GR ou GA no Nosso Clube basta procurar a secretaria ou as professoras nos dias e horários das atividades.
HORÁRIOS DA GR
Segunda a sexta, das 8h30 às 10h, das 10h às 11h, das 14h às 15h30, das 15h30 às 17h e das 18h às 19h (neste último horário, menos às sextas)
HORÁRIOS DA GA
Segundas e quarta, às 16h30, 17h30 e 18h30 (treinamento), e terças e quintas, às 8h30, 9h30 e 19h.