Dos 4 aos 100 anos (ou mais), natação faz bem para o corpo e para a mente dos praticantes

Nosso Clube tem excelente estrutura para a prática dessa modalidade

 
Sempre presente na lista dos esportes mais completos, a natação traz uma série de benefícios para o corpo e para mente. E tem a grande vantagem de poder ser praticada por todas as idades, de crianças pequenas a pessoas com 100 anos ou mais. No Nosso Clube, a modalidade oferece aulas para crianças a partir de 4 anos de idade e a equipe máster conta com nadadores com mais de 90 anos. “É o esporte que mais trabalha todos os grupos musculares”, diz a professora e técnica de natação nossoclubina Eliane Altemari.
 
A estrutura nossoclubina para a natação está entre as mais completas do interior paulista. O clube conta com uma piscina semiolímpica coberta e aquecida, dotada de oito raias, que segue todos os padrões estipulados pelas entidades que regulamentam a modalidade. Para as aulas e treinos, é oferecido todo o material necessário. E a equipe de professores é formada por profissionais experientes e de reconhecida competência.
 
Entre eles, está Eliane, que vive a natação desde os 11 anos. Seu quadro de medalhas como atleta tem ouro em campeonatos paulistas, Jogos Regionais e Abertos e vários outros torneios de peso e grandes participações em competições nacionais. Toda essa experiência acumulada dentro da água ela utiliza, há décadas, para formar novos campeões. Para além das disputas, porém, a técnica vê muitos benefícios promovidos pela natação.
 
“Além de ensinar a sobrevivência na água, a natação proporciona o brincar na piscina, que é muito prazeroso para as crianças”, destaca. “Vale lembrar também que boa parte das pessoas começa a nadar para combater problemas respiratórios, como bronquite e asma”. Trata-se de um esporte reconhecidamente muito benéfico para o sistema cardiorrespiratório. 
 
Principalmente para os adolescentes, a natação também tem a importante função de trazer o sentimento de pertencimento a um grupo e de despertar a atenção para a necessidade de cuidar da alimentação e de manter hábitos saudáveis. “A modalidade trabalha a determinação, a perseverança, ajuda a manter o foco, a lidar com a frustração das derrotas e também com a euforia das vitórias”, detalha Eliane. 
 
No Nosso Clube, o primeiro passo para participar das aulas é se inscrever na secretaria e passar por uma avaliação, que vai determinar qual turma será a mais adequada para o aluno. A partir daí, ele vai aprender a nadar os quatro estilos e, conforme se aperfeiçoa, pode passar a integrar as equipes de competição.
 
Os iniciantes participam de festivais internos e da Prefeitura. Conforme vão se graduando, podem passar para a equipe que vai disputar competições regionais, estaduais, brasileiras e Jogos Regionais e Abertos, entre outras. A partir dos 20 anos, o nadador pode participar de disputas da categoria pré-máster e, depois dos 25, da máster. 
 
As atividades da natação no Nosso Clube retornarão assim que for contornada a pandemia de coronavírus.
Voltar