Com forte trabalho de base, basquete do Nosso Clube é reconhecido nacionalmente

Modalidade, para além do aspecto competitivo, traz muitos benefícios

 
O Nosso Clube é reconhecido nacionalmente quando o assunto é basquete. Além de já ter contado com uma equipe profissional, o clube revelou muitos talentos para a modalidade, como Fúlvio, Nezinho, Caio, Betinho, Derik, Luan, Luís Fernando “Gemadinha”, Du Sommer e Lelê, entre outros. E não poderia ser diferente, afinal o trabalho com a base conta com uma excelente estrutura, incluindo dois ginásios, técnicos de reconhecida capacidade e bolas e outros materiais para treinos apropriados para cada idade.
 
A escolinha nossoclubina de basquete recebe crianças a partir dos 6 anos. “Já se sabe, a partir de diversos referenciais científicos internacionais, a importância de uma iniciação diversificada, por isso, nosso objetivo principal é estimular o desenvolvimento amplo das crianças, para além das especificidades do basquete”, explica a treinadora Yura Sato dos Santos, que é graduada em Ciências do Esporte na Unicamp, mestre em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo e doutoranda em Educação Física pela mesma universidade. 
 
A escolinha mista recebe crianças de 6 a 11 anos. O clube mantém equipes masculinas competitivas do sub-12 ao sub-17 e também oferece aulas da modalidade para jovens de 13 a 17 anos que queiram iniciar ou praticar o basquete no âmbito do lazer. Inclusive, alguns alunos que se destacam podem passar a compor os times de competição. Para frequentar as aulas, é preciso se inscrever na secretaria, que irá encaminhar os alunos aos professores Telmo, Yura ou Lucas, de acordo com a idade. 
 
As equipes sub-12 a sub-15 participam da Associação Regional de Basquetebol (ARB) e o sub-16 e o sub-17 disputam o campeonato da Federação Paulista de Basketball. As equipes realizam um processo de captação de atletas no início de cada ano. Mais que competição, contudo, o basquete proporciona muitos ganhos aos praticantes.
 
“Além dos benefícios à saúde, como melhoria geral da aptidão e do condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória, entre outros, a prática bem organizada e sistematizada do basquete pode trazer ganhos psicossociais e socioeducativos, como desenvolvimento da confiança, equilíbrio emocional, construção de relacionamentos positivos e valores para a vida”, enumera Yura.
 
HORÁRIOS DO BASQUETE NO NOSSO CLUBE
 
- Escolinha 6 a 11 anos: segunda e quinta, das 18h30 às 20h
- Escola de 13 a 17 anos: segunda, quarta e sexta, das 17h às 18h30
- Sub-12: segunda, quarta e sexta, das 18h30 às 20h
- Sub-13: segunda, quarta e sexta, das 14h às 15h30
- Sub-14: segunda, quarta e sexta, das 15h30 às 17h, e terça, das 15h às 17h
- Sub-15, sub-16 e sub-17: terça, das 15h30 às 19h15, quarta a sexta, das 17h às 21h, e sábado, das 8h às 12h
 
As atividades do basquete no Nosso Clube, que tem apoio de Medical, Sicredi, Café Kühl e Prefeitura de Limeira, serão retomadas assim que a pandemia de coronavírus for contornada.
Voltar