Professora do Nosso Clube descobriu, durante um estágio, seu verdadeiro dom: ensinar crianças
“A tia Camila sabe de tudo”. Os alunos da professora de natação Camila do Nascimento Alves, do Nosso Clube, estão acostumados a ouvir essa frase. É assim, em tom de brincadeira, que ela mostra às crianças que saber nadar é bom, mas é preciso também se dedicar com vontade às tarefas em casa e na escola. Afinal, para Camila, o esporte vai além de saber os quatro estilos da natação. É, sim, uma importante ferramenta de formação do cidadão.
Com seu jeito alegre e franco, Camila ganha rapidamente a simpatia das crianças. Ter essa empatia com os pequenos alunos é uma característica que nem ela mesma sabia que tinha há alguns anos. “Entrei na faculdade de Educação Física com a certeza de que não tinha jeito com crianças”, conta. O tempo, porém, foi lhe mostrando o contrário. Até que um estágio foi, em sua definição, “um divisor de águas”.
“O sorriso e a alegria das crianças aprendendo algo que estou ali ensinando, a comemoração a cada pequena conquista, tudo isso me deixa muito feliz e me faz entender que estou seguindo o caminho certo”, afirma. Ela própria começou cedo sua vida nas piscinas, aos 6 anos, na Piscina Municipal Alberto Savoi. “Um dia, pedi para meu professor falar com a técnica Eliane Altemari a meu respeito, para que pudesse fazer parte da equipe”. Eliane, também professora nossoclubina, aprovou-a no teste.
Camila então passou a se aperfeiçoar e a focar mais no lado competitivo. Participou de Jogos Regionais e Abertos, Copa São Paulo e campeonatos paulistas e brasileiros, sempre representando o Nosso Clube. Seu caminho natural foi a Educação Física, que cursou na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Depois de um primeiro ano de estágio obrigatório numa academia, foi convidada a fazer parte, também como estagiária, da equipe do Nosso Clube, de onde não mais saiu.
UM ESPORTE, MUITOS BENEFÍCIOS
Hoje aos 26 anos, Camila tem a real dimensão de todos os benefícios proporcionados pela natação. Eles podem ser físicos, como os ganhos cardiovasculares e para o sistema respiratório. Mas também trazem melhoras no aspecto psicológico, elevando a autoestima da criança, diminuindo o estresse e aumentando a disposição para mais atividades do dia a dia. Ainda ajuda no processo de alfabetização, já que desenvolve a concentração, e incentiva a socialização e a disciplina. E, claro, oferece o motivo maior para muitos pais que procuram as aulas: previne acidentes aquáticos.
Aliás, entre as maiores dificuldades que Camila encontra nos alunos recém-chegados, estão, além da timidez, traumas que os pais acabam, sem querer, passando para as crianças. “Converso muito com as crianças, pergunto sobre o dia a dia, vou criando laços e coloco assuntos em comum com a turma toda, para que ninguém se sinta fora do grupo”, explica a professora. “Já em relação aos pais, em muitos casos eu convido para participar das aulas de natação para adultos que o clube também oferece, para que se sintam mais seguros e passem isso para as crianças”.
Com tanta dedicação, Camila vai colhendo bons resultados, que, para ela, estão também além das piscinas. “O que mais me realiza é o carinho das crianças, a vibração a cada conquista diária”, emociona-se. “Minha alegria muitas vezes está numa tarefa que um aluno não conseguia fazer na piscina e agora consegue, ou até mesmo no desempenho na escola”.
E ela faz questão de acompanhar como seus alunos estão se saindo nos estudos, e nem adianta tentar esconder. Porque, afinal de contas, a tia Camila sabe de tudo.