Carlinhos Soares, nome que é sinônimo de tênis em Limeira, agora ensina no Nosso Clube

Ex-profissional faz parte da equipe que passou a comandar as aulas no clube após reformulação da modalidade

 
Quando se fala de tênis em Limeira, impossível não associá-lo à família Soares. Afinal, João Soares foi um dos pioneiros da modalidade na cidade e passou o gosto pelo esporte aos três filhos, que seguiram seus passos, destacando-se como jogadores e professores. O caçula, Carlinhos Soares, hoje integra a equipe que comanda as aulas nas quadras do Nosso Clube, após a reformulação promovida pelo Departamento de Tênis. “É um grande prazer trabalhar no Nosso Clube, e agradeço muito a oportunidade de compartilhar um pouco da minha trajetória neste esporte maravilhoso que é o tênis”, afirma.
 
De fato, Carlinhos tem uma longa carreira na modalidade, na qual começou com apenas 5 anos, claro, incentivado pelo pai. “Ele fez com que toda a família jogasse tênis”, recorda-se. Para ele, porém, estar nas quadras nunca foi sinônimo de pressão, mas de prazer. “Sempre gostei de jogar”, conta. “Quando o tênis na cidade estava no início, o Limeira Clube fez um intercâmbio com o Tênis Clube de Campinas, e acabei ganhando meu primeiro jogo. Foi o começo da minha vida nas quadras”.
 
Aos 17 anos, Carlinhos, que era fã de Bojn Borg e Thomaz Koch, ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para jogar tênis universitário pela Faculdade Mary Hardin-Baylor, no Texas. Depois disso, teve a oportunidade de atuar profissionalmente por alguns anos, conseguindo pontuar no Ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), no qual figurou como número 527. Ele disputou torneios profissionais nos Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile e Brasil.
 
Em 1983, Carlinhos decidiu ensinar tênis e ajudou a formar jogadores de destaque em nível estadual e nacional. Simultaneamente, seguiu disputando torneios e conquistou títulos nos Jogos Regionais e Abertos e nos campeonatos Paulista, Brasileiro e Sul-Americano. Em 2000, foi agraciado com o Troféu Fumagalli pelos serviços prestados ao esporte limeirense. Hoje admirador de Rafael Nadal e Roger Federer, o professor leva para suas aulas toda a bagagem técnica e teórica que acumulou em sua longa carreira.
 
E para quem quer começar na modalidade, Carlinhos lista as características que, em sua opinião, todo tenista deve ter: gostar do esporte, ter disciplina, demonstrar determinação, ser honesto e não medir esforços no trabalho dentro da quadra. As aulas de tênis no Nosso Clube retornarão assim que for possível dentro do plano de combate ao coronavírus do governo do Estado.
Voltar