Bocha, uma modalidade que faz bem ao corpo e à mente das mais variadas idades

Nosso Clube é um dos principais fomentadores desse esporte no Estado
 
Esporte normalmente associado a pessoas com mais idade, a bocha vem chamando cada vez mais a atenção dos jovens. “A bocha não é esporte de velho como falam”, reforça Vito Ruberto, um dos diretores nossoclubinos da modalidade. Segundo ele, crianças a partir de 12 anos, desde que acompanhadas dos responsáveis, já podem começar a praticar. 
 
Vito adianta que está no planejamento da diretoria oferecer aulas de bocha, mas ressalta que os veteranos estão sempre dispostos a ensinar os iniciantes nessa modalidade, cujos primórdios estão no Egito antigo. Entretanto, foi durante o Império Romano que começou a ganhar o formato com o qual ficou conhecida. A bocha foi alcançando vários países da Europa e, ao longo dos anos, modernizou-se e ganhou prestígio e adeptos.
 
Foram os imigrantes italianos que trouxeram esse esporte ao Brasil, onde se popularizou especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Em Limeira, a bocha é uma modalidade bastante tradicional e o Nosso Clube está entre os principais fomentadores desse esporte. O clube tem equipes que disputam as principais competições do Estado, como Campeonato Paulista, Metropolitano da Liga Campineira e também torneios de duplas regionais. 
 
“Temos uma das melhores canchas de bocha do Estado de São Paulo”, afirma Vito. Ele lembra que, como se trata de uma atividade física, a bocha faz bem ao corpo e também à mente, pois proporciona muitas amizades. Para praticar esse esporte no Nosso Clube, basta comparecer às canchas preferencialmente a partir do meio-dia, quando há maior movimentação de jogadores. “Associados de ambos os sexos e das mais variadas idades que quiserem praticar serão muito bem-vindos”, convida o diretor.
 
A bocha do Nosso Clube tem apoio de Rede Graal, Sid Soluções Contábeis, Con Art Alimentos e Construtora Ponzo. As atividades da modalidade retornarão assim que for contornada a pandemia de coronavírus.
Voltar